quarta-feira, 23 de março de 2011

Frederick Winslow Taylor

Taylor foi engenheiro mecânico, inicialmente técnico em mecânico e operário, é considerado o “pai da Administração cientifica” ele propôs métodos cartesianos científicos para a administração de empresas, seu foco era a eficácia e eficiência operacional na administração de uma indústria.

Seu modo de administrar foi seu ponto forte e sua fraqueza, por todas as indústrias que passou elevou o índice de crescimento, porém, trazendo insatisfação e demissões de seus subordinados.

Ele acreditava que em relação a desenvolvimento pessoal, dando treinamentos sistemáticos conseguiria obter um ótimo índice de produtividade com qualidade.

Sobre o planejamento em atuações ele acreditava que todo e qualquer trabalho deveria ser preliminarmente planejado para obter uma metodologia própria, visando o crescimento.

Em relação à produtividade e à participação de recursos humanos, pensou que com a co-participação do capital – trabalho possa-se diminuir os custos, aumentar os salários e o aumento da produtividade.

Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e as normais de procedimentos, organizou um procedimento de seqüência pré-programada para maior eficiência e menor desperdício operacional.

Inseriu um supervisor por setor afim de que possa fiscalizar todos os passos nas operações, e mostrou que todas as instruções devem ser mostradas, sistematicamente, aos funcionários.

Incluiu uma forma de pagamento por produção, ou seja, por peças produzidas, fazendo assim um aumento na produtividade.

David Saymon “Acadêmico do curso de Bacharelado em Administração na Faculdade Ensine (PB)”